sábado, 6 de junho de 2020

Ser trans significa ter disforia de gênero?

Os dois termos são sinônimos?


Ser transgênero é, entre muitas possibilidades de conceito, não concordar que é      a genitália que define o gênero, exclusivamente dois: homem ou mulher. É deixar de observar as normas sociais, culturais, morais, legais, política de uma sociedade naquilo que ela estipula ser homem, mulher, feminino, masculino. É ter uma identidade e uma expressão de gênero que não estão de acordo com as normas culturais fixas em determinada sociedade.


A diversidade de gênero é vista, habitualmente, como afronta pela sociedade em geral. Esta estipula que há somente dois; e que há comportamentos, atitudes, ideias, privilégios e etc que são exclusivos de um deles. A pessoa transgênera, simplesmente por existir, diz: "isto não é assim". Diversidade de gênero não é doença, é perceber diversas possibilidades de existir.


A doença existe na rejeição da sociedade em geral à livre existência das pessoas gênero-divergentes. Esta atitude leva ao que é chamado "estresse de minorias": pertencer a um grupo minoritário naquela sociedade, que, apesar de não lhe trazer nenhum prejuízo econômico, passa a ser hostilizado de diversas formas apenas por questionar a forma mais comum de pensar. A hostilidade leva a pessoa deste grupo à depressão, solidão, doenças diversas, exclusão social, autoextermínio.


A doença está na reação da sociedade "cis-hetero normativa" à pessoa transgênero, não nesta pessoa.


Disforia de gênero é o desconforto que algumas pessoas com variabilidade de gênero percebem em si pela presença de características físicas que a obrigariam a ser o que ela não é. No pensamento mais comum da sociedade, a presença de vagina e ausência de pênis obriga um comportamento, um modo de pensar e agir, chamado feminino; a ausência de vagina e a presença de pênis, o chamado masculino.


Este incômodo pode ser transitório e muitas pessoas transgênero não o experimentam a maior parte de suas vidas. Aquelas que têm um desconforto significativo a ponto de piorar a qualidade de vida podem buscar modificações corporais pelo uso de hormônios e / ou cirurgias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fertilidade da pessoa transgênero

  Pessoas transgênero não são, por definição, incapazes de gerar crianças. Assim como qualquer pessoa, a história de vida pode acabar chegan...