sábado, 16 de maio de 2020

Osteoporose no transgênero

O uso dos hormônios para adequar ao gênero com o qual se identifica é prejudicial à saúde óssea? Esta é uma questão que incomoda os profissionais de saúde, assim como as pessoas transgêneros.

Quando se fala em saúde óssea o que está na mente é a palavra osteoporose. Este termo significa, de forma simplificada, uma determinada quantidade de osso por cada parte dele: quanto menor a quantidade, menos denso ele é, consequentemente mais frágil. (veja ilustração https://drauziovarella.uol.com.br/) Fratura óssea acontece com qualquer pessoa, e depende, inclusive, da força aplicada ao osso para fazê-lo quebrar. O que torna a osteoporose uma preocupação é que um osso acometido fratura com uma força menor que a necessária para fazer o mesmo com um osso saudável.

A pessoa transgênero tem uma chance maior que a pessoa cisgênero de ter osteoporose? O uso de hormônios aumenta a chance, em relação ao cis, da ocorrência de osteoporose?

A massa óssea está completa ao final da puberdade. Todo osso a ser formado o será na infância, na adolescência e início da idade adulta. Após ter encerrado o processo de formação óssea, nada é acrescentado, apenas mantido. Nesta manutenção, os hormônios estrógenos (conhecido como "feminino") e testosterona (conhecido como "masculino") têm função.

Na teoria, uma pessoa trans que chegou ao início da idade adulta sem fazer uso de hormônios, teria a mesma massa óssea que uma pessoa cis. Curiosamente, as mulheres trans chegam com uma discreta redução (não é osteoporose!) nesta idade, e os homens trans com um discreto aumento. Faltam dados sobre as pessoas não binárias.

Com o uso dos estrógenos, há melhora na densidade mineral óssea das mulheres trans. Com o uso da testosterona a densidade óssea dos homens trans é mantida.

Mas há várias questões para as quais faltam respostas. Por exemplo:
  • qual a dose de hormônios que será mais efetiva para a saúde óssea?
  • uso de bloqueadores hormonais pode ser prejudicial?
  • a retirada dos testículos na mulher trans, e dos ovários no homem trans, tem impacto negativo na saúde óssea?
O que fazer? As medidas válidas para todos os seres humanos que estimulam a manutenção da massa óssea:
  • atividade física regular (caminhada, andar de bicicleta, esportes, academia...)
  • não fumar (as centenas de substâncias presentes no tabaco têm efeito negativo na saúde óssea)
  • alimentação equilibrada, com atenção especial a quantidade de cálcio ingerida (dieta sem leite e derivados é difícil conseguir atingir o 1 grama diário necessário - pessoas vegetarianas ganham quando discutem sua dieta com profissional da nutrição)
  • não usar medicamentos sem prescrição médica, principalmente os que tem ações ou efeitos hormonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fertilidade da pessoa transgênero

  Pessoas transgênero não são, por definição, incapazes de gerar crianças. Assim como qualquer pessoa, a história de vida pode acabar chegan...