quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Vidas trans: Albert Cashier

 No natal de 1843, Albert Cashier nasceu na Irlanda. Sua mãe faleceu antes que ele completasse 19 anos. Logo após, entrou em um navio como clandestino em direção aos Estados Unidos. Conseguiu trabalho em uma fazenda. Alistou-se no exército norte-americano durante a guerra civil em 1862, com a altura pouco superior a 150 cm. Foi designado para a infantaria, a 95 de Illinois, na companhia G. Lutou em cerca de 40 batalhas (algumas com grandes perdas), andou 14.000 km, foi capturado e fugiu, contraiu diarreia crônica e evadiu-se do hospital militar. Ao final da guerra, seu regimento foi desmantelado e ele dispensado com honra. 

Após a guerra trabalhou em fazendas, igrejas (faxineiro), cemitérios (zelador) e na limpeza de iluminação pública. Começou a receber pensão estatal, como ex-combatente, em 1907 (aos 64 anos). Sofreu fratura nas pernas em 1911, enquanto trabalhava. Durante a internação, foi descoberto que sua genitália era aquela considerada como feminina (fato que uma família amiga já conhecia, mas mantivera o segredo). Seu segredo foi revelado pela equipe de um hospital de saúde mental, para onde fora transferido em 1914. A instituição o vestiu com roupas femininas aos 71 anos de idade. Neste mesmo ano foi processado por fraude, em função da pensão de ex-combatente. Seus colegas de batalhão testemunharam que aquela pessoa, agora identificada, contra a sua vontade, como do gênero feminino, era o “baixinho” que lutara bravamente nas forças da União. Ele foi inocentado e a pensão, mantida.

Cashier faleceu em outubro de 2015, e foi sepultado com todas as honras militares. Na busca de seus herdeiros, sua identidade de nascimento foi encontrada como Jennie Hodgers, filha de Sallie e Patrick Hodgers.


Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Cashier



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fertilidade da pessoa transgênero

  Pessoas transgênero não são, por definição, incapazes de gerar crianças. Assim como qualquer pessoa, a história de vida pode acabar chegan...